sábado, 13 de junho de 2015
Regulamento do passeio cronometrado.
RALLYE DE REGULARIDADE/PASSEIO CRONOMETRADO
REGULAMENTO GERAL
DEFINIÇÃO E REGRAS
Artº 1º - prova em rodovias aberta, com trechos cronometrados na modalidade rally de regularidade com caráter cultural e histórico, com velocidades cronometradas (50km/h ou até 80km/h em casos específicos), destinada a automóveis clássicos, carros esporte e carros premium . Este rally será regido pelo presente Regulamento.
Artº 2º - Para participar o concorrente deverá fazer inscrição (ficha no site http://rallyelocamaxx.blogspot.com.br/).
Parágrafo Primeiro - Ao confirmar a inscrição, os concorrentes submetem-se automaticamente às disposições deste Regulamento, que estará disponibilizado ao público, na página web do evento no facebook.
Parágrafo Segundo - No ato da pré-inscrição deverá ser definido a dupla de piloto e copiloto, bem como a categoria do carro participante.
Artº 3º - A inscrição para a participação no rallye estarão abertas , no dia 18/06/2015
Artº 4º - Para confirmar a -inscrição o competidor deverá pagar o valor previamente definido, através de depósito em conta corrente bancária apontada e constantes na “ficha de pré-inscrição”. Este valor será revertido aos organizadores igualitariamente para custeio da prova.
Artº 5º Todos os horários, trechos diários e distância entre eles, serão colocados no livro de bordo e poderão ser objeto de informação em anexo aos participantes antes da sua largada.
Parágrafo Único – o livro de bordo poderá ser disponibilizado por meio eletrônico até 72 horas antes da largada.
Artº 6º - As participações em cada prova estarão limitadas a 30 carros, podendo ser superado em até 10% (3 carros), a critério da Organização.
OBSERVADOR DA PROVA
Artº 9º - O observador é a pessoa indicada pelo Diretor de prova, para acompanhar o rallye durante toda a sua duração.
Parágrafo Primeiro - A prova não poderá ser iniciada ou realizada sem a presença do observador que não poderá participar como competidor.
Parágrafo Segundo – O Observador deverá relatar ao Diretor de prova por escrito toda a atividade da prova, notificando as irregularidades caso ocorram.
DIRETOR DE PROVA
Artº 10º - O Diretor de Prova é a pessoa designada pelos organizadores para acompanhar a prova durante toda a sua duração.
Parágrafo Primeiro - O Diretor de Prova não poderá participar da prova como competidor.
Parágrafo Segundo - Cabe ao Diretor de Prova, fazer cumprir este regulamento e toda a legislação pertinente.
Artº 11º - Todos os competidores deverão respeitar, sem restrições, ao estabelecido neste Regulamento, e às normas e disposições legais do Código de Transito Brasileiro, bem como as aplicáveis no trânsito do local da prova.
Artº 12º - OS organizadores reservam-se no direito de modificar ou alterar este regulamento a qualquer momento, por julgar necessárias ou por razões alheias à sua vontade, inclusive cancelar ou adiar o evento
Parágrafo primeiro – No caso de cancelamento do Rally , ressalvado o caso fortuito ou força maior, o valor das inscrição será devolvido aos inscritos.
Artº 13º - A critério único e exclusivo do Diretor de Prova ou da organização, poderá ser cancelado por inteiro ou parcialmente o rallye(ou uma de suas etapas) ou ser transformado em um evento turístico e não competitivo, mediante justificativas aos competidores inscritos e com antecedência de 15 dias antes do dia marcado para a largada.
Artº 14º - Todos os competidores (piloto ou copiloto), participantes de qualquer categoria, do rallye, o fazem por sua própria conta e risco e assumem total responsabilidade penal e civil, por qualquer consequência e/ou acidente/incidente que porventura venham a causar ou envolver-se de forma direta ou indireta, entre os dias destinados à prova, quer com outros participantes, quer com terceiros.
Parágrafo Primeiro - Os competidores isentam os organizadores, os Patrocinadores e Colaboradores voluntários, de todas e quaisquer responsabilidades ou ônus e indenizações, por atos diretos ou indiretos, inclusive pelo não atendimento deste Regulamento e outras regras aplicáveis e aqui mencionadas.
Parágrafo Segundo - A organização e os patrocinadores , também não se responsabilizam por acidentes, incidentes ou qualquer avaria causada pelos seus carros durante a prova.
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Artº 15º - Os competidores do Rallye declaram que seus veículos estão em dia com seus documentos de registro e com seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) e/ou com o seguro Carta Verde (no caso competidores vindos do exterior), além de se responsabilizarem exclusivamente por quaisquer danos, que possam causar às rodovias e/ou bens públicos brasileiros.
VEÍCULOS ADMITIDOS
Artº 16º - Serão admitidos para participar do Rallye, na categoria “classic”, os carros originais ou réplicas de veículos com 20 anos ou mais de fabricação.
Parágrafo primeiro: serão admitidos veículos das seguintes marcas na categoria Premium GTO: , Jeep, Posche, Lexus, Mercedes, Audi, Bmw, Mini, Land Rover , Volvo, e Jaguar.
Parágrafo segundo: Em todos os casos com o certificado de registro e licenciamento expedido pelo Detran válido.
Artº 17º - Não serão admitidos veículos fora dos padrões da legislação, assim como, motocicletas, veículos comerciais, utilitários, caminhões ou caminhonetes, de quaisquer espécies.
CATEGORIAS E CLASSES
Artº 18º - Os carros admitidos a participar no Rallye das montanhas Locamaxx serão classificados nas seguintes Categorias e classes:
Clássicos , para carros acima de 20 anos, que serão denominados de "classics", e
Premium, para veículos da marcas supra citadas que serão denominadas "GTO".
NÚMERO DE COMPETIÇÃO, CHAPAS, ADESIVAGEM E PROPAGANDA
Artº 19º - Os números de competição serão estabelecidos por ordem numérica crescente, cabendo aos carros mais antigos a numeração mais baixa, em forma de adesivos e terão as medidas de no máximo 30cm x 30cm, com a marca figurativa e/ou nominativa do evento, organizadores ou de patrocinadores.
Parágrafo Primeiro - Os números serão colocados nas portas dianteira, ou nos vidros laterais traseiros( vidros que não poderão ser abaixados sob pena de desclassificação), independente da denominação da categoria estabelecida neste regulamento.
Parágrafo Segundo - O carro já adesivado ou pintado com um número tido como histórico para aquele modelo (veículo-homenagem) poderá manter este número desde que autorizado pelo Diretor de Prova e a largada seguirá a ordem que lhe seria determinado originalmente, ou seja, a sequência numérica da prova.
PILOTO E COPILOTO
Artº 20º -Os Pilotos têm que ser maiores de 18 anos, possuidores de carteira de habilitação válida para dirigir no Brasil, e o veículo deverá estar com sua documentação em ordem e válida.
Artº 21º - O Piloto e o copiloto, só podem ser substituídos antes da verificação técnica e depois da largada do primeiro carro, somente poderá ser substituído um dos competidores e mediante autorização expressa do Diretor da Prova.
CONTROLE DE HORÁRIO (CH)
Artº 22º - A largada e chegada dos carros deverá ser controlada por cartões denominado de “controle de horário (CH)” com registro obrigatório da hora e local de partida e de chegada; controle de passagem; e checkin dos competidores e dos fiscais.
CONTROLE DE PASSAGEM (CP)
Artº 23º – Os controles de passagem (CP) serão feitos nos arredores alphaville, na praça de Domingos Martins, em ponto a ser definido, e na entrada da rota do lagarto, e terão a divulgação exata minutos antes da largada, com a entrega do livro de bordo aos competidores.
VELOCIDADE
Artº 24º - A velocidade média será de 50km/h. Determinados trechos (autopista) cronometrados, essa velocidade pode chegar a de 80km/h (estipulação FIA Anexo K). Todos os trechos podem ter velocidades superiores a estas, respeitando o limite estipulado pela autoridade rodoviária ou urbana.
PENALIDADES
Artº 25º - Ao competidor que descumprir este regulamento ou que se comportar de forma a desabonar a sua conduta ser-lhe-á aplicado pelo Diretor de Prova as seguintes penalidades:
I – Advertência verbal,
II – exclusão da competição sem direito a devolução da inscrição ou qualquer indenização.
Artº 26- Além das penalidades estabelecidas no artº 29º deste regulamento, aplicar-se-á, ainda as seguintes penalizações (cada ponto representa um segundo):
I - Se os competidores deixarem de passar no posto de controle no local devido, a penalidade será de 200 pontos;
II - Todo o atraso na apresentação do carro concorrente na partida, em qualquer etapa ou seção, será penalizado com 1 segundo por minuto de atraso até ao limite de 10 minutos, não sendo permitida a largada após esse limite de 10 minutos (exclusão). Cada minuto representa 1 ponto.
III - O veículo ou a dupla que utilizar deliberadamente outra rota que não a indicada no Livro de Bordo, será penalizada em 500 pontos;
IV – A cada segundo adiantado será perdido 2 pontos e a cada segundo atrasado será perdido 1 ponto;
V - Parar o veículo no campo de visão do PC será perdido 100 pontos;
Artº 27- Serão excluídos do rally os competidores que:
I - Cometerem qualquer ato tendente a falsear o espírito deste Regulamento;
II - Cometerem infração ao Código Trânsito Brasileiro apurada e comprovada durante a prova;
III – Atentarem comprovadamente contra qualquer Comissário, Diretor de Prova ou qualquer integrante da Organização;
IV - Praticarem atos antidesportivos, no entender exclusivo do Diretor de Prova;
V - Bloquearem a rodovia e/ou a largada em cada dia de prova, impedindo qualquer outro competidor de passar, ou não dar deliberadamente a devida preferência de passagem, quando pedida por outro competidor;
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CLASSIFICAÇÃO
Artº 28º - Finalizado o rally, todos os pontos, inclusive as penalidades se houver, serão somados para cada carro. O carro ou a dupla com o mais baixo número de pontos será declarada a ganhadora na Classificação Geral e na Classificação por Categoria, do primeiro ao terceiro lugar.
Artº 29º - Os desempates serão apurados primeiramente pelo ano de fabricação do carro, considerando o mais antigo, permanecendo o empate considerar-se-á os pontos obtidos no último PC, no penúltimo e assim por diante.
Na categoria GT, será pelo critério do menos potente,e na GTO idem.
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PREMIAÇÃO
I - Troféu individual ao piloto e ao copiloto, cujo carro ficou em primeiro, segundo e em terceiro lugar nas Categorias Classic, e GTO.
II - Troféu individual ao piloto e ao copiloto que ficou em primeiro, segundo e em terceiro lugar na Classificação;
HORA OFICIAL
Artº 30º - Todos os horários contidos neste regulamento, são os oficiais e devem obedecer a hora brasileira, marcada para a cidade de Brasília ( Brasil UTC −3) (http://www.horariodebrasilia.org/) estabelecida pela Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional – Hora Legal Brasileira. Um relógio padrão, aferido pela referida hora, estará à disposição dos participantes, para consulta, na largada e na chegada ao parque fechado, em cada etapa da prova.
Artº 31º - UTC (Universal Time Coordinated), para efeitos deste Regulamento são entendidos, também, como GMT (Greenwich Mean Time - http://wwp.greenwichmeantime.com/), Greenwich Time, Zulu Time e, se a prova for realizada em horário de verão – DST – será UTC -2 (http://pcdsh01.on.br/HoraLegalBrasileira.asp).
SEGURANÇA
Artº 32º - Os carros inscritos somente poderão participar do Rally os veículos que portarem os seguintes itens obrigatórios.
I - Um extintor de incêndio normal, de carga não inferior a um quilograma (1kg), em perfeito estado de funcionamento e validade;
II - Macaco (original ou não);
III - Chave de roda (original ou não);
IV - Triangulo refletivo;
V - Estar em pleno funcionamento todos os faróis (alto e baixo), todas as lanternas, ambas as luzes de freio e se for o caso, ambas as luzes de ré e pisca-pisca.
GLOSSÁRIO
- Briefing: palestra a ser feita pela organização da prova, indicando regras gerais, cuidados e peculiaridades da prova antes de seu início;
- Trajeto: Curso rodoviário da Prova, composto por Trechos de Deslocamentos, Trechos Cronometrados e Trechos de Neutros. Durante todo o trajeto, o relógio da prova continua correndo, sem suspensões ou interrupções;
- Trecho de Deslocamento: Etapas do Trajeto com distância e tempo total definido para serem realizados, e que não serão cronometrados e aferidos por PC’s;
- Trecho Cronometrado: Etapas do Trajeto com as Zonas Controladas e aferidas por PC’s;
- Trecho de Neutralizados: Etapas do Trajeto as quais não há movimento do Veículo, com tempo determinado de parada e não aferidos por PC’s;
- Veículo: Veículo automotor terrestre.
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